Atualizações:

17 de jan. de 2012

Sobre: MTV Brasil - Parte 2

CONCEITOS ANTERIORES
O videoclipe chegou ao Brasil em 1975, no programa Fantástico da Rede Globo. O primeiro clipe foi da música "América do Sul " de Ney Matogrosso. O Fantástico foi o único programa brasileiro a produzir e veicular videoclipes até o início da década de 80, quando as produtoras independentes passaram a querer fugir do "Padrão Globo" e também houve o surgimento da MTV norte-americana. Ao longo da década de 80, surgiram outros programas de clipes como Clip Trip (TV Gazeta), Som Pop (TV Cultura), FMTV e Manchete Clip Show (TV Manchete) e o Clip Clip, que era também exibido na Rede Globo.
ESTRÉIA
Após meses de planejamento e atrasos, finalmente a MTV Brasil estreiou em 20 de outubro de 1990, ao meio-dia em São Paulo, através do canal 32 e no Rio de Janeiro pela TV Corcovado, canal 9 VHF. Primeiro saía do ar a color bar com a inscrição Rede Abril e entrava as vinhetas modernas com o logotipo da MTV. A primeira VJ a aparecer na tela da MTV foi Astrid Fontenelle.
O primeiro clipe exibido pela MTV foi o remix de "Garota de Ipanema " na voz de Marina Lima. Porém, no Rio, o som falhou e a TV Corcovado colocou no ar o som de "Walk of Life ", do grupo Dire Straits, enquanto as imagens eram do clipe Garota de Ipanema.

2 comentários:

  1. Não conhecia o clipe de Marina Lima, nem sabia que foi o primeiro a ser transmitido pela MTV, achei interessante. O do Ney Matogrosso eu já conhecia, e é tremendamente impactante, genial se levarmos em conta a época em que foi feito. Soube pelo Youtube que foi o primeiro prêmio internacional da Rede Globo, o que ressalta ainda mais a importância do videoclipe na história da nossa televisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Alexandre, nosso brasil é muito rico, mas na grande maioria nada se é aprooveitado. Foi por esse motivo que pessoas maravilhosas, como os fundadores da MTV Brasil, resolveram mudar essa realidade.
      E foi isso que aconteceu.
      A MTV BR nasceu em 1990, para quebrar certos paradgmas que até então só eram levados ao ar na televisão, se tal "assunto" foi aprovado pelo qualidade globo.

      Excluir

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Início
 

© Copyright .:: Team MTV - O maior conteúdo da MTV Brasil da Rede ::. 2010 -2011 | Design by DS Designer | Powered by Blogger.com.