Atualizações:

18 de jan. de 2012

Sobre: MTV Brasil - Parte 3

PRIMEIRO FORMATO E VJs
Primeira turma de VJ's os quais se destacaram:
Zeca Camargo, Maria Paula, Rita, Gastão,
Astrid Fontenelle, Thunderbird e Cuca
Na concepção original, a MTV estava destinada a exibir videoclipes e focar em um público jovem de 12 a 35 anos. Quatro meses antes de sua estreia, a MTV abriu um concurso para seus apresentadores, que seriam conhecidos como video-jockeys ou simplesmente VJs. Eram homens e mulheres jovens que teriam a função de serem os "anfitriões" dos programas. A primeira equipe de VJs era formada por Astrid Fontenelle, Cuca Lazzarotto, Daniela Barbieri, Gastão Moreira, Maria Paula, Rodrigo, Thunderbird e Zeca Camargo, em geral os VJs tinham pouca ou nenhuma experiência na televisão.
No início, a MTV Brasil exibia muitos clipes de rock e música pop, em sua maioria internacionais. Porém, nesta época também houve a influência do grunge, com destaque para bandas como Nirvana e Alice in Chains. Outros artistas tiveram destaque no mesmo período como foi o caso do Skank, Paralamas do Sucesso, Madonna, Michael Jackson e Guns N' Roses.
PROGRAMAS SEGMENTADOS
Logo em seu início, a MTV criou programas para vários segmentos musicais como foi o caso do Yo!, destinado ao hip-hop e rap; Lado B voltado para o universo alternativo e o Fúria Metal, dedicado ao heavy metal e hard rock. Porém, programas como Yo! e Fúria eram exibidos em horários menos destacados como na madrugada, o que causou uma revolta nos fãs de metal.
O Lado B e o 121 (versão brasileira do 120 Minutes) eram voltados para um universo mais alternativo mostranto um pop e um rock que não seguiam as tendências do momento. O Lado B durou de 1991 a 2000, apresentado por Fábio Massari e o 121, comandado por Thunderbird, de 1991 a 1994.
Já o Yo!, que era a versão brasileira do Yo! MTV Raps, tentou inicialmente cobrir o cenário do rap/hip-hop internacional porém pela dificuldade e por pressão dos telespectadores, o Yo! passou a cobrir mais o cenário nacional.
Em meados de 1991, a MTV Brasil criou dois programas voltados ao rock pesado, o Fúria Metal (versão brasileira do Headbangers Ball) e o Gás Total, ambos apresentados pelo VJ Gastão Moreira.
Houve também programas destinados à dance music e música eletrônica como o Dance MTV, Beat MTV e o AMP. Programas como Tutti Dani, Hits MTV e Non-Stop exibiam os maiores sucessos do momento.
DISK MTV
Estreou em 22 de outubro de 1990 dois
dias depois da MTV Brasil entrar no ar.
Criado em 1991, o Disk MTV era a versão brasileira do Dial MTV (precursor do TRL), com a ideia de exibir os dez clipes mais votados do dia através do telefone. Inicialmente o programa foi apresentado por Astrid Fontenelle e, além de exibir os dez clipes mais pedidos, levava ao ar entrevistas com artistas e bandas. Astrid deixou o comando do programa em 1994, sendo substituída por Cuca Lazarotto. Cuca, por sua vez, foi substituída por Sabrina Parlatore em 1996. Sabrina deixou o programa em 2000 quando se transferiu para a TV Bandeirantes. O "Disk" foi temporariamente apresentado por Chris Nicklas entre julho e agosto de 2000.
Após dois meses, Sarah Oliveira assumiu o comando do Disk MTV. Ao mesmo tempo que exibia a parada musical, o programa trazia artistas no estúdio do Disk para entrevistas. Em pouco tempo o Disk se tornou o principal programa da MTV Brasil e um dos mais assistidos em seu horário. Sarah deixou o programa em 2005 para apresentar o Jornal da MTV ao lado de Rafael Losso.
Após a saída de Sarah, o Disk passou a ter apresentadoras que ficavam no comando do programa no máximo um ano, como foi o caso de Carla Lamarca (apresentadora do Disk entre 2005 e início de 2006), as gêmeas Keyla Boaventura & Kênya Boaventura (entre março e novembro) e por último Luisa Micheletti (entre novembro e dezembro). Em 2006, a MTV comunicou que iria focar menos na música e isso cuminou no fim do Disk MTV, que provocou várias revoltas entre os fãs do programa. Recentemente, a MTV Brasil criou uma nova versão do Disk MTV, o Top 10 MTV, apresentado por Didi Effe.

2 comentários:

  1. caros senhores

    gostaria de gravar os antigos programas apresentados pela daniela barbieri. há alguma possibilidade de adquirir algun?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós estamos fazendo uma busca de imagens, vídeos dentre outros, para trazer um grande conteúdo aos nossos leitores, mas está sendo dificil, pois no período em que a MTV BR, estava sendo gerenciado pela Viacom, houve um processo contra o Youtube, onde obrigava a remoção de todo o conteúdo audiovisula da emissora, assim como está acontecendo uma outra emissora. Impossibilitando a adesão de vídeos antigos.
      Mas, faremos o possível para trazer total conteúdo a nosso site.
      Desde já muito obrigado pelo acesso.

      Excluir

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Início
 

© Copyright .:: Team MTV - O maior conteúdo da MTV Brasil da Rede ::. 2010 -2011 | Design by DS Designer | Powered by Blogger.com.